A fatia do bolo: a concorrência digital com outros olhos

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A fatia do bolo: a concorrência digital com outros olhos

Vou deixá-lo com uma lição que aprendi da maneira mais difícil . VOCÊ NÃO DEVE TEMER CONCORRÊNCIA, na verdade, você deve procurá-la .

O quê? ! !

Se o seu desejo é encontrar um mercado lucrativo cheio de compradores , então você tem duas opções:

1. ) Passar anos procurando por essa mina de ouro inexplorada (em segredo) e esperar que ninguém mais tenha encontrado.

2. ) Vá para onde o dinheiro já está.

Você pode facilmente identificar um mercado que está cheio de compradores. Basta olhar para os concorrentes . Quanto mais concorrentes , mais dinheiro! Parece loucura não?

No entanto, se você é como eu, então a concorrência assusta . Ou pelo menos costumava me assustar , porque eu pensava que tinha que vencê-los , a fim de ganhar dinheiro.

Mas você NÃO TEM que ganhar esta competição, a fim de ganhar dinheiro honestamente!

Tudo que você precisa fazer é conquistar uma fatia do bolo. Isso uma fatia do bolo!

Um mercado de “peso”

Pense por exemplo no mercado de “Perda de Peso” (Emagrecimento). Mesmo que você consiga  0,01% de todo o dinheiro deste mercado , já será suficiente para você construir um negócio de vários milhões de reais. Não concorda? Basta saber trabalhar… e isso é outra coisa!!! 

Portanto, não se preocupe com os concorrentes! Na verdade, você tem que conquistar seu próprio pedaço da torta quando for entrar em um novo mercado competitivo.

Mas falando em Marketing Digital, você precisa conhecer então melhor as ferramentas deste mercado! Mas e você conhece?

Ferramentas de Marketing Digital

como-funciona-o-semrushPrimeiro você deveria começar usando uma ferramenta de marketing digital muito menosprezada pelo mercado, o  Alexa.com. E também usar o  Similarweb.com para encontrar quem são os concorrentes e classificá-los do mais concorrido para o mais fraco .

Particurlamente, eu uso SEMRush.com, Follow.net, and whatrunswhere.com para ver onde eles estão gastando dinheiro para adquirir tráfego. Assim como, quais são anúncios que eles estão usando  e quais páginas de destino que eles estão apontando.

Então eu uso Ahrefs.com , MajesticSEO.com e OpenSiteExplorer.org para ver quantos backlinks que eles têm, o quais as classificações das palavras-chave, e também quais páginas que estão no topo do ranking.

Por fim, verifique seus perfis sociais, Youtube , e o que eles estão postando em seus sites e blogs.

Eu coleciono todos os dados em uma planilha, com os nomes de produtos e a contagens de seguidores.

Conheça o teu concorrente digital

Uma vez que eu sei de tudo que  meus concorrentes estão fazendo, é muito mais fácil para criar minhas próprias páginas e anúncios.

Porque agora eu sei o que funciona! Ou para onde devo apontar. Deixe-me explicar melhor!

Eu vou não copiá-los , mas sim usar os seus dados como um guia para a criação de minhas próprias campanhas de marketing digital. Desta forma, eu não vou gastar dinheiro cegamente , e posso começar com um palpite, ou até focando em outro nicho, concorda?

Após feito isso,  agora é apenas uma questão de persistência , analisando todos os seus resultados , usando feedback do mercado para orientar minhas decisões e  assim restruturar minhas campanhas de marketing digital!

“Os grandes feitos são conseguidos não pela força, mas pela perseverança.” Samuel Johnson

E você quais ferramentas de marketing digital você usa?

O ideial é começar otimizando seu site!!! Você praticando o SEO?  Neste link você encontrará ferramentas de SEO gratuitas e exclusivas para isso!

Até mais!

 

Flávio Pavanelli

Flávio é Empresário, Web-Developer, Professor e Consultor em (apaixonado por) Marketing Digital. Especializando-se a cada dia, em como a Internet e as novas tecnologias interativas vêm mudando o comportamento do consumidor e o relacionamento das empresas off-line com seus públicos-alvo on-line.