Novo Cargo: Diretor Digital

A ascensão do Diretor Digital – Chief Digital Officer

Novo Cargo: O Diretor Digital

Funções de marketing e tecnologia convergem quando o digital tem o seu lugar na mesa principal, criando um novo papel: o Diretor Digital, em inglês Chief Digital Office (CDO).

Cargos são coisas engraçadas; fundamental para as pessoas subirem profissionalmente, mas são cuidadosamente (e publicamente) ignorados por pessoas “seniors” que possuem títulos impressionantes. Este cargos significam coisas diferentes para diferentes pessoas, em momentos diferentes. Eles mudam regularmente e refletem, ou pelo menos deveriam refletir, o que está acontecendo no mundo.

Embora muitos destes, vieram e se foram, o cargo que vem crescendo é o de Diretor Digital (CDO). O número de CDOs duplicaram em 2013 para 500 e prevê-se que haverá 1.000 até o final de 2014.

Sem uma estrutura que não há estratégia

Muitas organizações, no alvorecer do mundo digital, ignoraram o fato de que a sua estrutura e organização teriam que mudar em resposta. Eles simplesmente continuaram com estruturas construídas para um mundo e um ambiente do passado. Cada vez mais, as empresas já estão percebendo que sem uma estrutura digital não há estratégia. Como resultado, nós começamos a ver novos papéis e títulos surgirem a cada dia. De diretores de tecnologia, arquitetos e engenheiros de inovação aos diretores digitais, existem milhares de títulos digitais, e agora que há um “C” (Chefe) ligado a “Diretor Digital” (Chief Digital Officer) ganha-se  credibilidade e reconhecimento em um aspecto mais amplo.

CDO – Chief Digital Officer: qual é a diferença?

Diretor Digital - Chief Digital Officer - CDO

Diretor Digital – Chief Digital Officer – CDO

Muitas vezes, é visto apenas como um título alternativo para CMO (Chief MArketing Officer) ou CIO (Chief Information Officer), mas que não é o caso. Esta diferença muda de empresa para empresa, mas que os CIOs tendem a vir de uma tecnologia e de dados mais fundo e CMOs de comunicações, CDOs vêm da geração nativa digital. Essas pessoas cresceram com um laptop em seu quarto e jogou FIFA, jogos eletrônicos antes mesmo de jogar futebol no parque. Eles são da geração que nos fez perceber que não há tal coisa como a mídia social – todas as mídias é social.

[blockquote source=”Name of the source”]Eles são da geração que nos fez perceber que não há tal coisa como a mídia social – todas as mídias é social.[/blockquote]

Da mesma forma, em termos de comércio e marketing, este novo profissional,  não divide se algo é digital ou não – tudo é digital, e de alguma forma, é a tecnologia que impulsiona o digital. Como Accenture aponta: “O marketing está tão intrinsecamente ligado à tecnologia que, em 2017, os CMOs estão projetando em gastar mais dinheiro em tecnologia da informação e análise do que CIOs, um desenvolvimento notável considerando que CMOs consideram orientação digital como a sua capacidade mais fraca – no exato momento quando ele precisa ser o seu forte “.

Cada orçamento está se tornando um orçamento de TI

Analistas do Gartner disseram que, graças à digitalização das divisões de negócios, a manutenção dos clientes e a criação de novas fontes de receita da digitalização, “cada orçamento [é] tornar-se um orçamento de TI” . Na verdade, eles previram que 25% das empresas terão uma CDO em 2015.  Isto significa que a maioria das empresas não vai ser capaz de executar programas de marketing sem entrada a partir da tecnologia e / ou especialistas digitais, que são iniciativas cada vez mais importantes, tanto em termos de que a tecnologia pode fazer e o que ele deve fazer. Estamos vendo menos das campanhas que foram executadas puramente porque contaram com o mais recente “gizmo ou gadget, ou usados ​​sociais simplesmente porque era moda. Tech, social e as mais recentes inovações estão sendo aproveitados porque os marketeiros realmente entenderam como tirar o máximo proveito deles para impulsionar as vendas e retenção de clientes.

Uma nova estratégia

O que isso significa para o papel do Diretor Digital (CDO)? O CDO está se tornando fundamental para o negócio. Em muitos casos, eles vão assumir a partir da CMO tradicional e papéis do CTO ou CIO, embora a extensão desta dependerá do tamanho da empresa e exigências. Não se trata apenas de se ter campanhas digitais, mas como a empresa é administrada, gerida, dirigido e conduzida.

Por Steve Grout, diretor executivo da agência digital Tangent Snowball

Artigo original: http://www.theguardian.com/media-network/media-network-blog/2014/jun/12/chief-digital-officer

Tradução Livre: Flávio Pavanelli

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