Como fazer um webinar usando o Google+ Hangouts
Segundo a Wikipédia: Webinar é uma Webconferência onde a comunicação é de uma via apenas, ou seja, somente uma pessoa fala e as outras assistem. A interação entre os participantes é limitada apenas ao chat, podendo conversar entre si ou então apenas enviar perguntas ao palestrante. O nome vem de uma abreviação de “web-based seminar”.
Existem diversas ferramentas pagas para se criar um webinar, e são de ótima qualidade! Mas eu vou ensinar a você a usar o Google Hangout, com envio de e-mail e agendamento! Bem legal!
Neste post vou compartilhar o que aprendi sobre: Como fazer um webinar ao vivo de forma PROFISSIONAL usando o Hangouts do Google+.
Tenho participado de diversos webinar´s – ao vivo – hospedados pelo Google Plus, e ouvi muitas pessoas falarem sobre como fazê-lo. Mas, infelizmente, não foi possível encontrar muitos tutoriais que me ajudaram a entender em como criar um hangout público e de boa aparência, passando o passo-a-passo através de todo o processo. Foi pela tentativa e erro, na pesquisa on-line e pedindo ajuda colegas que já sediaram hangouts no passado. Por isso, decidi levar o que aprendei e escrever este tutorial na esperança isso irá ajudar muitas pessoas a poupar toneladas de tempo aprendendo a usar hangouts do Google+ no futuro!
As 12 Etapas do processo de como criar um webinar ao vivo com Google+ Hangouts
Você poderá assistir ao vídeo tutorial ao final da página. Como acontece com qualquer plataforma de mídia social, o Google+ está em constante mutação. Mas, quero compartilhar essas dicas de webinar para você começar no Google+ Hangouts.
Estou preparando um vídeo para deixar no final deste post para ensinar mais fácil a como criar um webinar usando o Hangout. Aguarde!
Mas você pode estar seguindo estas etapas, pois eu já testei, uma a uma, e funciona! Então vamos lá???
Etapa # 1: Crie um evento para transmitir o webinar.
Aqui estão as suas opções:
- Criar um evento através do Google +
- Configurar um página/post no seu blog onde você pode transmitir ao vivo ou esperar e publicá-lo depois com o vídeo incorporado.
- Enviar para pessoas diretamente o link do vídeo do YouTube
Recentemente, organizei um webinar ao vivo sobre empreendedorismo digital e criei um Evento. Você pode ver a página do evento aqui .
Para criar um webinar de forma profissional, aconselho a criação de um evento, via Google+. Siga os passos e você verá o resultado.
Para configurar um evento clique no ícone de “Início” no Google Plus e depois clique em “Eventos”. (Clique na imagem para ampliar)
Você pode escolher um “Criar Evento” ou um “Planejar um Hangout.” (Clique na imagem para ampliar)
Ao “Planejar um Hangout” você irá direto para Hangout on Air, mesmo aparecendo as opções de incorporação do código para colocar em sua página, você não associa este Hangout à um Evento, o que faz você perder o aspecto profissional. Por isso eu recomendo, primeiramente, escolher “Criar Evento “que é o que tenho usado anteriormente, e será o processo que descreveremos neste tutorial. O resultado é muito melhor do que simplesmente criar um Hangout.
Então preencha os dados do seu webinar.
Vá até Opções e clique em Avançado. Você terá acesso a “Mais opções”. Clique e veja que a janela Pop-up irá se expandir apresentado várias Opções de URL. No canto superior da figura você também poderá alterar a imagem do seu webinar, que no caso aqui ainda é um evento. Preencha os dados, e onde estiver a URL do Youtube, é colocaremos o URL do Hangout quando ele for iniciar. Desta forma o participante poderá assistir seu Hangout em sua tela de Eventos. Vamos continuar e você verá.
No item “Para:” você pode escolher para quem será enviado o convite. Você pode compartilhar seu evento para o público em geral!!!
Clique em convidar e pronto, seu Evento está criado! Veja o nome do Evento que criei: CRIANDO UM HANGOUT. Recomendo o tamanho do “banner” ou tema para 2125×548 px.
Etapa # 2: Convide seus participantes para seu webinar.
Você já convidou ao criar o Evento alguns dos participantes, mas se você deixou Público, convide agora, dentro do evento criando, todos os outros participantes para o seu evento Google+ , e faça com que eles saibam que você irá convidá-los para o ponto de encontro, pouco antes do webinar. O bacana é que os convidados receberão por e-mail uma notificação da data e horário do seu webinar.
Veja abaixo como um participante recebe o convite do seu webinar via e-mail:
Lembre-se: Seus participantes irão receber uma mensagem sobre seu EVENTO. O hangout, será transmitido dentro do link do seu evento. Siga adiante para você entender melhor.
Etapa # 3: Iniciar um “Hangout on Air”
Quando chegar a hora de começar,(somente na poucos minutos de começar) na data e horário que você criou o evento, clique no ícone de “Início” na sua página Google Plus e depois escolha em “HANGOUT”, a partir do menu drop-down.
Clique em “Agendar um Hangout On Air”
Certifique-se de usar o perfil do Google+ ou página que está associando com a sua conta principal do YouTube. Minha conta do Google+ já estava conectada com a do YouTube. Assim, a fim de ter o vídeo automaticamente guardados seu canal no YouTube, precisamos configurar o Hangout On Air através da nossa página. Caso você não tenha feito esta associação, irá aparecer uma mensagem para fazer isto. Veja imagem abaixo mostrando o exemplo:
Após isso, escolha o “Público” para que qualquer pessoa com o link do seu evento e/ou Hangout possa ver. Detalhe importante: Escolha a opçõa AGORA e não a mais tarde. Você já agendou o evento, e ele agora está prestes a começar… queremos que o Hangout seja transmitido pela página do evento, então precisamos nos preparar para a transmissão do webinar!
Na “teoria” o Google vai criar um novo evento, ok? Você terá automaticamente ao clicar compartilhar, abrirá uma página de um evento. Mas veja que interessante. Diferente de um Evento, o hangout agora não permite que você tenha um Tema. Este é um dos grandes detalhes…
A transmissão ainda não começou. No canto inferior esquerdo do vídeo, você terá 3 botões:
1- Iniciar ( a transmissão)
2 – Inserir um trailer ( antes de começar). Isso fica bem legal e profissional
3 – Permitir perguntas ( Falaremos disso mais adiante )
Vamos continuar e iniciar a transmissão, pois seus convidados já está te esperando, pois acessaram seu link do evento, agora você precisa começar!
Ao clicar você terá que instalar um plugin em seu computador para transmissão do webinar via Hangout!
Se você não estiver com ele instalado, instale-o!
Após instalação ( demora um pouco dependendo da conexão, mas é apenas na primeira vez) você deverá aceitar os termos de transmissão e se responsabilizar pelo conteúdo gerado!
Então você receberá uma mensagem para convidar as pessoas. Clique em Ignorar. Caso você veja algum aviso diferente, sai do Hangout e inicie novamente.
Após isso você terá acesso ao Painel de Controle do Hangout.
Que você precisa fazer agora é incorporar o vídeo – URL do Hangout – em sua página do evento, primeiro obter o link do YouTube, clicando em LINKS no canto inferior direito do seu Hangout On Air e copiar a URL do IFRAME, que será parecido com a linha abaixo:
<iframe width=”420″ height=”315″ src=”http://www.youtube.com/embed/uPqUGrwcJkQ” frameborder=”0″ allowfullscreen></iframe>
Você irá pegar a sequência após o “…embed/” que no caso é o texto em negrito da linha acima, e irá inseri-lo, ficando de acordo com o link abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=uPqUGrwcJkQ
obs.: Este link foi do Hangout que eu fiz. No seu caso, aparecerá uma sequência diferente!
Minimize o Hangout aberto, e em seguida, pelo Google+, vá até na página do evento criado anteriormente, clique no menu suspenso ao lado de “Detalhes” e escolha Editar evento.
Então, sob o menu suspenso “Opções de evento” escolha para mostrar mais opções.
Adicione a URL do YouTube URL para evento –
http://www.youtube.com/watch?v=sua-sequencia
Em seguida, haverá um lugar para uma URL do YouTube e é aí que você terá que digitar sua URL do Hangout conforme modificamos acima.
O resultado na página de eventos é esse:
Você pode notar que o vídeo exibe uma informação que o webinar ainda não se iniciou, e quem em breve ( Starting Soon) irá começar.
Etapa # 4: Adicione o Hangout Toolbox.
* Ele é encontrado em “Aplicativo” e é gratuíto – você terá de adicioná-lo se caso não o tenha.
Clique nos 3 pontinhos e Adicionar aplicativo. Abrirá uma sessão para adicionar diversos aplicativos. Escolha o Hangout Toolbox e pronto. T
Após instalado o Hangout Toolbox, clique nele e aparecerá ao lado direito.
Vale a pena dar uma olhada e uma mexida nesta ferramenta, ela irá inserir um CG ( igual quando aparece o nome do reporter quando faz a reportagem).
O aspecto final (para você) será uma faixa com as palavras invertidas e sua foto do Google+ invertidos, como no exemplo abaixo:
e o usuário final, dentro da página do evento poderá visualiza-lo desta forma:
Você pode perceber então que os apescto da apresentação fica muito mais profissional ( desculpe-me pela noite mal dormida!) além de poder enviar os e-mail atencipamente pelo evento criado. Mas não termina ai! Continue a ler, e acompanhe comigo!
Etapa # 5: Prepare seus slides do PowerPoint
Você tem duas opções. Você pode fazer upload de slides para a conta Slideshare que está ligado a essa conta Google e usar o aplicativo Slideshare. Instale este aplicativo da mesma forma que você instalou o Hangout Toolbox. Nós tentamos essa opção, mas achei que era mais fácil simplesmente usar o PowerPoint em nosso computador e, em seguida, usar o aplicativo Screenshare, que é nativo do próprio Hangout. ( Barra lateral da direita no painel do Hangout)
Para usar o aplicativo Screenshare, clique sobre ela e escolha a tela que você deseja exibir para seus participantes.
Etapa # 6: Teste as configurações de vídeo e áudio.
Clique no pequeno ícone “engrenagem” na parte superior da tela para testar as configurações de vídeo e áudio antes de iniciar sua transmissão.
Etapa # 7: Decida como os participantes podem fazer perguntas.
Google+ Hangouts atualmente tem um (Q & A) perguntas e respostas – ao vivo – recurso que você pode usar. No entanto, este não parece ser acessível através do blog de vídeo incorporado e deve ser ligado antes de transmitir o seu webinar. O ideal é você tirar dúvidas através de sua página do evento Google+ e / ou postagem no blog comentários ( caso incorporado o iframe no blog).
Etapa # 8: Comece a transmitir seu webinar no tempo certo.
Isso é muito simples, basta clicar no botão “Iniciar transmissão”.
Antes de iniciar a transmissão, seus participantes estarão na página de eventos vendo a seguinte tela!
Após transmissão do seu webinar iniciar haverá um delay de quase 25 segundos, ok?
Etapa # 9: Gerenciar o que os participantes ver em sua tela.
Você pode desligar o vídeo, se você quer que seus participantes vejam apenas os slides. Você também pode desligar o vídeo do seu co-apresentador clicando no app “Cameraman” e clicando em seu ícone de vídeo.
Etapa # 10: Responda as perguntas durante o seu webinar o Q & A.
Você vai querer moderar e responder a quaisquer perguntas que vêm durante a sua webinar se você optou por usar o Q & A
Etapa # 11: Termine seu webinar e complete a edição da reprodução do vídeo.
Para editar o seu vídeo, você pode usar o editor do YouTube ou fazer o download para o seu computador para editá-lo com o seu próprio software de edição de vídeo (para baixar um vídeo do YouTube, coloque “ss” na frente de “youtube” na URL e, em seguida, você vai ter uma opção de download). Ele faz demorar alguns minutos para o vídeo completo ser processado e disponível para edição ou fazer o download em sua conta do YouTube, então seja paciente.
Uma vez que as edições forem concluídas, salvar ou re-carregar o vídeo editado. De qualquer forma isso vai mudar a URL de vídeos de forma que você precisa atualizá-lo em seu blog e em sua página do evento.
* Para atualizar a URL página do evento, clique no menu suspenso ao lado de “Detalhes” e escolha Editar evento. Então, sob o menu suspenso “Opções de evento” escolher para mostrar mais opções. Em seguida, haverá um lugar para uma URL do YouTube e é aí que você vai entrar na sua nova URL do vídeo
Etapa # 12: Compartilhe o link de vídeo apresentado com aqueles não presentes.
Se você quiser, você pode optar por ter o vídeo do YouTube privado e só está disponível para pessoas específicas, etc.
Conclusão
Eu ainda estou aprendendo como trabalhar e mexer com hangouts do Google+ e gostaria de ouvir suas dicas. Você usou o criador de eventos? Como foi? Algum conselho que você tem para mim e para os outros que querem usar hangouts do Google+ para webinars ao vivo? Deixe seus comentários abaixo.
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