A Nova Era Digital
Quem vai ser mais poderoso no futuro, o cidadão ou o Estado? Será que a tecnologia para fazer terrorismo será mais fácil ou mais difícil de realizar? Qual é a relação entre a privacidade e a segurança, e quanto teremos que desistir de fazer parte da nova era digital?
Este livro uma é a tentativa ambiciosa de esboçar os contornos do mundo que surgirão, como resultado da penetração da internet e o uso de aparelhos portáteis (tablets e mobile) em todos os cantos do globo e em cada parte da vida das pessoas. No momento, há pouco mais de um terço da população do mundo que tem uma conexão com a internet de algum tipo. Isso deixa 5 bilhões à deriva. Nós costumávamos supor que seria um longo tempo antes que todos tivessem acesso. Schmidt e Cohen discordam. Eles pensam que a conectividade global vai chegar muito mais rápido do que estamos acostumados a pensar, e eles acreditam que isso será um desenvolvimento verdadeiramente transformacional, uma dobradiça real da história.
Como será o Futuro de Pessoas, da Nações e dos Negócios
Ao segurar o livro A Nova Era Digital em mãos, você percebe que vem endossado por pessoas que já desfilaram no palco mundial: Tony Blair, Bill Clinton, Henry Kissinger e Michael Bloomberg . O subtítulo do livro é “Como será o Futuro de Pessoas, da Nações e dos Negócios”, e sua implicação é bem clara: as pessoas já estão reconhecendo as verdades e profecias na visão de Eric Schmidt e de Jared Cohen. A web vai mudar as nossas vidas. E você ainda tem dúvida?
Na contra capa deste livro, com um pouco mais de destaque, outros reviews vem de, nada mais nada menos , que Richard Branson daVirgin e Walter Isaacson, autor de “Steve Jobs”. O que eles dizem a respeito do livro parece simples: “Isso é que os caras mais inteligentes do mercado e do Vale do Silício pensam ao olhar para o futuro”. A sugestão é mais sutil: nossos líderes precisam saber essas coisas, porque eles vão ter que seguir, quer goste ou não.
De fato, Schmidt, o presidente-executivo do Google, e Cohen, um ex-assessor de Condoleezza Rice e Hillary Clinton, e agora o diretor de Idéias do Google, um “think tank” tecno-político, são explícitos: “A internet é o maior experimento envolvendo anarquia na história”. Seus capítulos abordam” Nossos eu Futuro “e” O Futuro da Identidade, Cidadania e Reportagem “, seguido por esses assuntos como” Estados “,”Terrorismo “e” Revolução “.
Para o leitor casual, essas histórias podem ser novidades e frases como “ao ir para o trabalho você vai chegar de carro sem motorista, é claro” pode parecer estranho, tipo Minority Report com Tom Cruise. Mas, para o amador entusiasta ou não importa quão especialista você é, o livro nos recheia de ideias que já estão sendo colocadas em práticas e que já estão funcionais na vida de alguns cidadãos! Da mesma forma, a idéia de que os Estados terão políticas externas digitais e físicas separadas é algo que atualmente os países já estão discutindo, e que é discorrido com muita clareza e visão dentro do livro.
Ao ler A Nova Era Digital me senti lendo algo com base nos escritos de Isaac Asimov, apesar dos temores públicos de que ainda não estamos construindo algum tipo de mundo louco. A tecnologia está se tornando mais integrada em todas as nossas vidas, e é construída para atender as nossas necessidades. Embora o ritmo pode ser rápida , muito da aparência de mudança fundamental, é simplesmente a versão de hoje, de jovens parecem falar uma língua diferente de seus pais. Talvez este é um livro para os pais de adolescente lerem e se atualizarem.
Os escritores estão no seu mais persuasivo ao falar sobre a ligação entre as pessoas e a tecnologia : a sua fé na capacidade humana leva a uma visão otimista , sugerindo que o povo oprimido pode encontrar um Estado virtual na internet, e de analisar o que maior liberdade vai fazer para culturas reprimidas .
Um admirável mundo novo
No geral , é que ” qualquer pessoa apaixonada por prosperidade econômica , os direitos humanos , a justiça social , a educação ou a autodeterminação, deve considerar como a conectividade pode nos ajudar a alcançar esses objetivos ou até mesmo ir além deles .”
Assim, enquanto a Nova Era Digital é cativante , praticamente é uma tese clara e completa, o que sugere que o mundo em que estamos estabelecendo com a web, é um melhor do que temos no momento. Será?
De fato, em um ponto, Schmidt e Cohen chamam isso de futuro “um admirável mundo novo ”
O livro Nova Era Digital parece imaginar que abrimos um portal para um “mundo virtual” , tipo Narnia , onde agora temos de aprender a conduzir a política externa e descobrir como viver. Schmidt e Cohen estão certo de que os Estados e indivíduos terão de aprender novas maneiras de usar (e , às vezes , rejeitando ) tecnologias digitais , a fim de capacitar-nos a criar um mundo mais desejável.
Segue abaixo um entrevista de Eric Schmidt e de Jared Cohen, falando sobre o lançamento do livro A Nova Era Digital e suas implicações.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=B7YJf9r4ehA[/youtube]