O novo algoritmo de busca Google Hummingbird

Anunciado o Google Hummingbird.

No 15 º aniversário do Google foi anunciado o Google Hummingbird. Para aqueles como eu, que está na “indústria do marketing digital” , este é um marco muito importante .

Apenas após a confirmação de que eles mudaram todas as suas pesquisas para proteger a pesquisa , ou seja, todo o tráfego orgânico do Google vai agora aparecer no seu pacote de análise como originários do [ não fornecido ] palavra-chave , eles decidiram dobrar em surpresas.

A apresentação do Google Hummingbird teve vários palestrantes e tópicos , incluindo uma revisão completa da história da empresa. Mais tarde, durante o evento , o vice-presidente sênior de Pesquisa do Google  Amit Singhal , subiu ao palco para falar sobre as coisas novas que estão fazendo hoje e amanhã.

Anunciado-Amit-Singhal-Google-HummingbirdDurante seu discurso , ele anunciou que o Google lançou a maior atualização para seu algoritmo desde Caffeine em 2010. Eles estão chamando esta modificação a atualização de Hummingbird.

Ainda é muito cedo para tirar conclusões definitivas , mas a atualização Hummingbird é um upgrade significativo como o Google processa e analisa pesquisas mais complexas , como as questões de forma livre que exigem contexto para responder. A primeira coisa a ter em mente é que é uma mudança destinada a melhorar a correspondência em termos de relevância , enquanto que o Caffeine visava rastreamento e indexação .

Aqui está um pequeno trecho da parte do evento de lançamento, como documentado na Forbes.com :

Q: Quão grande é a mudança no Google Hummingbird ? Singhal: É a grande mudança desde o conhecido algoritmo Caffeine . E isso já aconteceu cerca de um mês atrás.

Q : Como especificamente o Google Hummingbird é melhor?:
Singhal: É essencialmente melhor para responder às consultas muito mais complexas que as pessoas estão fazendo . Ela afeta todos os tipos de consultas, mas muito mais eficaz em questões longas e complexas.

Q : Exemplos ?
Singhal:  Difícil de ser específico , mas, essencialmente , com consultas mais complexas , o algoritmo pode entender melhor os conceitos vs palavras , bem como as relações entre os conceitos.

Como Google Hummingbird afetará a visibilidade na busca ?

A equipe do Google foi clara ao passar informações sobre como essa atualização será ampla – vai afetar até 90 % das SERPs ! Isso é muito amplo em alcance , sem dúvida.

Essa atualização serve para classificar o conteúdo melhor no que diz respeito à relevância , e para corresponder a uma população muito maior de consultas, e estamos otimistas de que vai melhorar a qualidade das SERPs. Dito isto, o impacto potencial para a otimização de palavras-chave de cauda longa não pode ser subestimado . Se eles são melhores em correspondência consultas longas e complexas , o contexto está pronta para substituir correspondência exata segmentação longa cauda simples.

Juntamente com a nova falta de visibilidade em palavras-chave (Search Safety) , podemos concluir que o Google está finalmente forçando nossas mãos com a mudança para busca semântica e SERPs com base na intenção do usuário ao invés de palavra-chave de correspondência em geral.

Bottom Line : As empresas que entenderam e aproveitaram o marketing de conteúdo , especialmente aqueles que incluiram a marcação do Google Authorship, já estão à frente do jogo na era do Google Hummingbird. Se você ainda está de fora,  é hora de agir e pegar a carona!

Obviamente, existem muito novas informações , e muito mais análise deverá ser lançada nos próximos dias . Sinta-se livre para adicionar comentários abaixo e compartilhar links. Ou mesmo incluir suas próprias opiniões. Este é um tema que eu sou entusiasta e por isso gostaria de saber o que você pensa sobre isso!

Forte abraço,

Flávio Pavanelli

PS: Texto adaptado do Blog Business2Community – Tommy Landry

Flávio Pavanelli

Flávio é Empresário, Web-Developer, Professor e Consultor em (apaixonado por) Marketing Digital. Especializando-se a cada dia, em como a Internet e as novas tecnologias interativas vêm mudando o comportamento do consumidor e o relacionamento das empresas off-line com seus públicos-alvo on-line.