Porque meus seguidores não curtem minhas fotos e meus posts? Saiba mais sobre o EdgeRank do Facebook

Porque meus seguidores não curtem minhas fotos e meus posts? Saiba mais sobre o EdgeRank do Facebook

Hoje em dia esta é uma pergunta muito comum. E pode até parecer algum tipo de erro do facebook ou da sua publicação. Na teoria, e era assim que funcionava antes de 2012, onde você postava em sua fanpage e praticamente todos seus fans recebiam seu posts em seus feed de notícias. Na teoria… Mas desde que o Facebook abriu ações na Bolsa de Valores as coisas não são bem assim…

Para você entender por que quase todos os seus post não são visualizados pelos seus fans é preciso entender o conceito do algoritmo EdgeRank do facebook. EdgeRank é uma forma de aplicar uma regra computacionalmente, criado pelo Facebook para organizar e decidir o que vai ser visto em seu feed de notícias (alguns também chama de timeline. Se o conteúdo, atender os quesito do algoritmo EdgeRank, e for relevante a você (aquilo que você gosta, curti e compartilha) , o post será exibido no seu feed de noticías, caso contrário não.

Você já percebeu que alguns amigos “somem” no Facebook? Vamos entender melhor o EdgeRank e porque o Facebook faz esta seleção.

O Facebook analisa todas as postagens que poderiam aparecer para você, e escolhe aquelas mais relevantes. O funcionamento do EdgeRank se dá através da avaliação basicamente de 3 grandes parâmetros.

Afinidade

Você já percebeu que o conteúdo de alguns amigos e páginas aparecem bem mais que outros? Isso acontece por você ter “se relacionado” mais com eles. Por exemplo, um amigo que você sempre troca mensagens, curte, comenta, tem uma afinidade muito maior que um amigo com pouca interação com você. E isso acontece também com páginas.

Relevância

Uma nova postagem é imediatamente vista por aqueles que possuem mais afinidade, e de acordo com a receptividade (se essas pessoas curtiram, comentaram ou compartilharam) esta postagem vai sendo exibida para mais e mais usuários por ser considerada mais relevante.

Repare que algumas postagens ganham repercussão muito rapidamente. Isso acontece de forma orgânica, e quanto mais pessoas interagem com esta publicação mais o Facebook com o EdgeRank percebe a real relevância desta informação e exibe a mais usuários.

 Segundo pesquisas, a forma orgânica hoje atinge apenas 2% dos seus fans… Ou seja, de 1000 seguidores, após postagem, cerca de 20 pessoas visualizam seus posts… sacanagem não?

Um outro fator que influência também na relevância é o tipo de postagem. Fotos e agora muito mais vídeos possuem uma relevância mais alta que apenas textos e links. Além disso, publicações feitas diretamente no Facebook possuem uma relevância maior que as realizadas em aplicativos de terceiros. Ou seja, não copie link do Youtube… agora eles são concorrentes!

Tempo

Outro fator avaliado pelo EdgeRank é o tempo (meio óbvio né?). Quanto mais nova uma informação mais changes de ela ser exibida na sua timeline.

Mas o que devo fazer para meus posts alcançarem mais meus seguidores?

Uma estratégia interessante, depois de conhecer estes parâmetros, é utilizá-los e forma inteligente. Por exemplo, pedir para os seus fãs interagirem de alguma forma com o seu conteúdo faz com que cada vez mais usuários vejam a sua postagem (e isso gera um efeito colateral interessante, sua pagina aumenta a afinidade com esse usuário, favorecendo futuras postagens).

Outro tipo de conteúdos que geram este tipo de engajamento também é o quiz (onde é feita uma pergunta na página e os usuários respondem por comentários), fazendo assim jogos ou brincadeiras com seus fãs. Uma ressalva: use este item se você consegue garantir que alguém vai interagir rapidamente para a postagem não ficar muito “velha” e sem interação.

A escolha do melhor horário de postagem também influencia. Lembra que o Facebook gosta de mostrar informações fresquinhas? Aliás, todos nós gostamos de ser os primeiros a saber de algo 🙂

Priorize conteúdos em vídeos e fotos, eles tem um maior apelo e geram excelentes resultados!

Mas eu já fiz tudo isso, e não deu certo…

O jeito é usar o Facebook Ads. Para começar dá para usar o botão “promover” e pagar para o Facebook te dar uma “impulsionada”, possibilitando assim, a propagação do alcance da publicação.

É onde o Facebook está se tornando um gigante, uma potência! Se tornando uma dos maiores veículos de midia digital paga do mundo!!!

Agora você entendeu porque seus posts não alcançam mais seus seguidores… é o capitalismo digital! 🙂

O lance então é aprender a anunciar no Facebook Ads. E você sabe usar esta ferramenta do Facebook?

Flávio Pavanelli

Flávio é Empresário, Web-Developer, Professor e Consultor em (apaixonado por) Marketing Digital. Especializando-se a cada dia, em como a Internet e as novas tecnologias interativas vêm mudando o comportamento do consumidor e o relacionamento das empresas off-line com seus públicos-alvo on-line.