CURSO EAD EM MARKETING DIGITAL BELAS ARTES (20HORAS)
Conteúdo Programático do Curso EAD em Marketing Digital do Centro Universítário Belas Artes, no qual atualmente ministro as aulas. Confira abaixo
Ementa: Introdução ao Marketing Digital, Inbound Marketing, Links Patrocinados, E-mail Marketing, Web Análise, Social Media, Empreendedorismo Digital e principais ferramentas em marketing digital.
Objetivo: Curso EAD em marketing digital é projetado para o aluno explorar os principais conceitos e ferramentas de Marketing Digital, permitindo a compreensão rápida e objetiva do conteúdo apresentado e a aplicação destes conhecimentos para gestão em Marketing Digital dentro de uma empresa e/ou negócio. Idealizado para introduzir os alunos para o mundo do marketing digital, este curso irá lhe ajudar a desenvolver percepções e habilidades técnicas necessárias para identificar, contratar e desenvolver relacionamentos com os clientes em um ambiente digital
Público-alvo: Empreendedores, Empresários e profissionais de qualquer área interessados em conhecer e aprofundar seus conhecimentos sobre Marketing Digital, seus conceitos e aplicações.
Organização das aulas
- Fórum de discussão dos conteúdos estudados;
- Construção e postagem de produção coletiva e individual (vídeo, textos, entrevistas, movie maker, podcasting, webquest);
- Questões objetivas;
- Questões discursivas
Vídeo de Apresentação do Curso EAD em Marketing Digital para Youtube
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=EeRqnQ4Tuiw[/youtube]
Relevância do curso
Capacidade de adquirir os fundamentos da Gestão de Marketing Digital através de uma combinação de aprendizagem conceitual e prático, que completem palestras e leituras, e estudos de caso e exercícios práticos e atribuições
Conteúdo programático, referente às 20 horas do curso, está distribuído em 08 aulas:
Aula 1- Introdução ao Marketing Digital
- Cenário e tendências do Marketing Digital no Brasil
- Surgimento da Web 2.0 e o que será a Web 3.0
- Teoria da Cauda Longa
- Otimização de Busca – Conceitos de SEM e SEO
Aula 2 – Inbound Marketing
- Diferenças entre Inbound Marketing e Outbond Makerting
- Comportamento do Consumidor Digital
- Conceitos de FMOT e ZMOT
- Funis de Conversão
Aula 3 – Links Patrocinados
- O que são Links Patrocinados
- Entendendo conceitos de CTR, CPC, ROI, Índice de qualidade.
- Configurando uma conta no Google Adwords e estruturando uma campanha por inteiro.
- Otimizando campanhas através do Índice de Qualidade x CPC
- Conhecendo o Google Trends e o Planejador de palavras-chaves do Google
Aula 4 – E-mail Marketing
- Entendo a E-mail Marketing como ferramenta de Branding
- Como criar uma base de dados relevante para seu negócio
- Conhecendo as principais ferramentas de envio do mercado e sua importância
- Dicas para um envio com grande taxa de abertura
- E-mail Marketing x Spam
Aula 5 – Web Análise
- O que é Web Analise (Analytics)
- Configurando o Google Analytics em seu site
- Mensurando do Google Analytics através de uma conversão.
- Principais Ferramentas do Google Analytics
Aula 6 – Social Media
- Introdução a Mídias Sociais Principais e Alternativas
- Usando o Youtube para conversão de tráfego para seu site
- Conceito de Facebook Ads e Segmentação
Aula 7 – Empreendedorismo Digital
- Conceito de Empreendedorismo Digital
- Marcas, Patentes e e-Marcas
- Entender o conceito de Servidores Compartilhados, Dedicados e Cloud Computing
- Identificar e escolher a melhor plataforma para seu negócio
Aula 8 – Principais Ferramentas de Marketing Digital
- Apresentação das principais ferramentas do mercado digital
- Encerramento do curso
Link do Curso EAD Intensivo em Marketing Digital: http://goo.gl/4oDaSD
BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA:
- Marketing Online – Jon Reed – Editora Lafonte
- Fenômenos Sociais para Negócios – Charlene Li e Josh Bernoff – Editora Campus
- Estratégias de Marketing Digital e E-commerce – Sandra Turchi – Editora Atlas
- A Cauda Longa – Chris Anderson – Editora Elsevier
- A Arte de SEO – Enge, Spencer, Stricchiola e Fishkin – Editora Novatec
- Web Analytics uma hora por dia – Avinash Kaushik – Editora Alta Books
- Inbound Marketing – Halligan e Shah – Editora Alta Books
Proposta de ementa apresentada para elaboração do curso livre de EAD em Marketing Digital para Centro Universitário Belas Artes – São Paulo.