Quando a marca excede seu valor nas mídias sociais: Case Volvo Life Paint

Quando a ação da marca cria o “buzz” social.

Especialistas dizem que a diferença fundamental entre a publicidade de ontem e hoje, é que algumas marcas ainda estão  ‘dizendo’ ao invês de estar ‘fazendo’. Por anos as marcas falaram de seus produtos/serviços (geralmente sobre o quão grande eram) através de uma comunicação de via única.  A execução criativa associada ao “poder” financeiro embelezava a ação. No entanto, se os consumidores não encontravam uma comunicação cativante, eles simplesmente a ignoravam, mas se gostavam, eles somente poderiam mencioná-la aos amigos. Com a internet, mais precisamente nas mídias sociais, tudo isso muda. E a Volvo mais uma vez entendeu perfeitamente este novo contexto!

No contexto atual, diga-se mídias sociais, as marcas deveriam acreditar que é necessário ir além das meras alegações e fazer algo de relevante para o consumidor. Tal ação, se bem feita, em seguida, ativa o consumidor para falar sobre a marca voluntariamente nas mídias sociais. O case da P&G de ‘Thank You’ campanha dos dias das mães é um grande exemplo. Há alguns anos, eles teriam criado um apelo emocional na relação especial entre mãe e filho, e isso seria perfeitamente normal. Agora eles falam sobre as mães serem especiais, fazendo-as especiais (campanha que levou as mães de atletas dos EUA para as Olimpíadas de Inverno e para as Olimpíadas de verão em Londres.)

volvo_life_paint-exemplosPorém a mais recente campanha de sucesso foi a da Volvo Life Paint. À semelhança de outras campanhas, este vídeo está enraizado na promessa da marca.

Volvo significa segurança. Ela inventou o cinto de segurança de três pontos em 1959 e, em seguida, abriu a patente de modo que qualquer fabricante de automóveis poderia usá-lo. Isso significa que esta nova campanha está ancorada na missão, visão e valores da empresa. Comunicação perfeita!!!

Se eu puder lhe remeter à uma terminologia do branding, eu diria que o Volvo está construindo seu “Brand Equity”. Quem sabe, com um pouco mais de ações deste gênero nas mídias sociais, ela se torne uma “Lovemark”!

Mais uma vez a Volvo mostra como é possível trabalhar a marca de maneira inteligente e coerente nas mídias sociais. Somente no Youtube 2.500.000 de views desde 26 de Março de 2015 e contando…buzz positivo!

Assista ao vídeo e deixe seu comentário!

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=CfWzeGlaFvI[/youtube]

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