Sobre o livro Criatividade de Ed Catmull, Co-Founder da Pixar

Boa tarde pessoal. Aqui vai alguns Insights do livro Criatividade, do Ed Catmull, Co-Founder da Pixar.
1. Crie um sistema de feedback que permite informações serem compartilhadas abertamente e livremente entre todas as hierarquias da sua empresa.

2. Visite todos os seus employees individualmente a fim de ouvir e obter insights sobre as opniões e problemas que estão enfrentando na empresa, sendo assim, irá fazer com que eles se sintam confortáveis e confiantes para falar com você.

3. Certifique-se que sua equipe não se sinta oprimida e/ou sobrecarregada pelo medo de falhar, assim eles irão ter confiança para tentar novas coisas.

4. Sua equipe irá trabalhar duramente se eles sentirem que estão contribuindo para a excelência da empresa, portanto, deixe suas metas e objetivos bem claras para todos – assim irão fazer seu melhor- e faça com que cada um se sinta uma parte importante dessa pizza. 

5. Contrate as pessoas certas. De fato, é mais importante ter uma boa equipe do que uma boa ideia. Sem a equipe certa, seu negócio não irá decolar ou até mesmo permanecer no mercado.

6. Contratar não é somente contratar os mais talentosos mas sim criando uma equipe que trabalhe facilmente e livremente juntos.

7. Confie nas pessoas que compõe a sua equipe, dê o poder a elas para tomarem decisões. Dê a necessária liberdade pra tomarem decisões por conta própria. Cada um da sua equipe é expert no que faz, sendo assim, são mais aptos a resolver certos problemas. Porém, já que sua equipe deveria ser confiada para agir independente, é importante que cada membro seja inteligente e competente o suficiente para ser confiado a tal responsabilidade.

8. Catmull, Co-Fundador da Pixar, tem uma regra interessante. Ele só contrata pessoas que ele acha que são mais inteligentes que ele. Ele acredita que eles são os únicos que irão ter a confiança para usar as iniciativas criativas deles sem precisar ser supervisionado. De fato, em algumas ocasiões, ele contrata pessoas que são inteligentes e talentosas o suficiente para fazer o próprio trabalho dele. Enquanto alguns têm medo de contratar pessoas desse porte por no futuro poder substituir-los. Catmull não tem problema nenhum fazendo isso, e assim de fato produz os melhores resultados.

9. O time todo é responsável por um fracasso, não só uma pessoa, sendo assim, trabalhem bem em grupo para superar isso.

10. Dê a permissão para cada um do seu time decorar seus workspaces do jeito que eles quiserem.

11. Employees não deveriam ser forçado a seguirem as mesmas rotinas rígidas todos os dias. Eles deveriam ser livres para trabalhar de acordo com os estilos individuais deles.

12. Dois dias ao mês a Pixar libera para “projetos pessoais”, onde os empregados poderão usar toda a tecnologia disponível para trabalhar em qualquer projeto ou problema que eles pessoalmente acham interessantes. Dando tempo e recursos a eles, a Pixar assegura que eles permaneceram felizes e pode até acontecer de alguém vim com algumas ideias criativas que podem beneficiar a empresa.

13. A arquitetura e o designer interior do workspace da empresa deve inspirar criatividade e não ser tedioso. De fato, mudar essa atmosfera pode ser mais fácil que apenas mudar algumas mesas.

14. A cultura da empresa só pode ser verdadeiramente criativa quando o foco é – forjar uma equipe funcional, construir confiança e promover um ambiente criativo.

15. Não faça seus planos demasiados rígidos. Se o seu plano é gravado na pedra, então você não terá qualquer espaço de manobra para ajustar, caso as coisas não saem como você prever. Tenha em mente a opção de pivotar sua empresa caso precise ou seus planos.

By Wesley Clean – Startup Brasil

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário