Estratégia de mídia social – 9 Passos para ser bem sucedido em 2014

estrategia-midia-social-2014-1

Você tem um plano de estratégia de mídia social para 2014 ?

Não muito tempo atrás a maioria das empresas estavam usando marketing direto , cartas , anúncios impressos , telemarketing , feiras e e-mails para envolver o público em geral e assim levar os interessados ​​aos produtos ou serviços que estas empresas estavam vendendo. Então veio a era da mídia social , e tudo mudou.

De acordo com a Statistic Brain , hoje 58% de todos os adultos em todo o mundo estão usando alguma forma de mídia social via laptops , celulares , tablets, e-readers e TVs com acesso à Internet , e no Canadá está entre os top 10 países mais engajados para redes sociais .

Estatísticas de mídia social

Basta olhar para 2013 e ver estas estatísticas de mídia social :

  •  Há mais de 1,2 bilhões de pessoas no Facebook (clique nas Faces do Facebook );
  •  5.700 tweets são enviados a cada segundo ;
  •  Google+ é o segundo site social mais usada ativamente , com mais de 300 milhões de usuários em mais de 30 mercados diferentes ;
  •  55 milhões de fotos , em média, são enviados a cada dia no Instagram ;
  •  47% dos consumidores online dos EUA estão tomando decisões de compra com base em recomendações Pinterest ;
  • Mais de 4 bilhões de horas de vídeo estão sendo observados a cada mês no YouTube.

No ano passado , o Twitter foi a plataforma mais popular entre as 100 empresas Fortune Global  , com 82% deles twittando para os seus clientes , seguido de 79% com contas no YouTube e 74% no Facebook. E a cada dia , mais e mais empresas de pequeno porte estão descobrindo o potencial das mídias sociais como um importante instrumento de marketing que ajuda a alcançar e se conectar com clientes novos e existentes . Assista o vídeo abaixo para ver estes fatos, de pequenas empresas e os meios de comunicação social, e assim ter uma visão mais clara  (vídeo em inglês) :

Imagem de Amostra do You Tube

Hoje, quando os clientes estão pesquisando on-line suas compras e buscando as recomendações com seus amigos e familiares , eles estão buscando inclusive empresas de pequeno porte com melhor presença social ativa , animada e interativa. Mas para ver os resultados de seus esforços você precisa primeiro desenvolver uma estratégia sólida de mídia social e implementá-lo como parte de seu plano de marketing. Veja como começar :

1.Identificar seus objetivos de mídia social

Computer keyboardComo as mídias sociais ajudam o seu negócio? O que você quer alcançar?

Se o seu objetivo é aumentar seu ranking de busca orgânica você deve ficar definitivamente no Google+ e YouTube,  mas se você quer ser social como parte de seu serviço ao cliente e e dar suporte então faz sentido usar o Facebook e o Twitter (embora hangouts do Google+ pode ser bastante útil nesta área ) .

Defina suas metas para ser específico: quantitativa e realista. (ou seja : é melhor ter um objetivo para postar duas vezes por semana para os perfis sociais do que a aquisição de “X” número de seguidores … Você não pode controlar quantos vão optar por segui-lo ) Desta forma, você está estabelecendo métricas claras para o seu negócio , que mais tarde será muito mais fácil de controlar , medir e gerenciar .

2.Conheça o seu público

Quem você está tentando alcançar ? Defina o seu público-alvo – seus clientes e prospects – as pessoas que querem se envolver em mídia social. Conheça os seus dados demográficos , localize onde a rede e gastam seu tempo online , entender seus interesses, atividades , prioridades e compras anteriores , e consideram seu comportamento social para se envolver mais fácil com os seus leitores e obter os resultados que você deseja para o seu negócio .

3.Confira a concorrência

A análise da concorrência é parte de qualquer plano de marketing, e não é diferente com a mídia social .Um mergulho profundo na web e você terá uma noção de como seus concorrentes estão usando suas contas sociais para crescer o interesse por seus produtos e marca. Olha , não só para os seus pontos fortes , mas também por suas fraquezas . Existem toneladas de maneiras de fazer esta pesquisa e via SocialMention é apenas um deles . E esta ferramenta, você também pode usá-lo para monitorar e maximizar o lado social de sua marca.

4.Selecione as melhores plataformas

Sua marca deve estar onde seus clientes estão . Se você está no negócio de decoração para casa e melhoria, alimentos e bebidas, moda feminina, ou de viagem, você definitivamente deve começar a compartilhar seu conteúdo visual no Pinterest e Instagram.

Empresas business-to -business (B2B) devem olhar para os seus clientes no LinkedIn , e os varejistas locais que querem atrair os clientes com descontos, cupons e promoções devem verificar o Foursquare.

5.Identifique seus ” pontos fortes ” e crie valor

Um plano estratégico de marketing de mídia social requer consistência , não apenas jogando fora alguns tweets e atualizações de status , aqui e ali . Para ser bem sucedido em seus esforços sociais você deve se esforçar para oferecer valor aos seus leitores , em vez de exagerar com eles. Pense sobre a sua aparência, como você quer que sua marca seja conhecida , e então criar conteúdo que suporte essa imagem e, ao mesmo tempo como alvo os principais tópicos e palavras-chave . Oferecer uma variedade de formatos , não se concentrar apenas em texto – mensagens com imagens , comentários e compartilhamentos no Facebook do que aqueles com texto, vídeo e links.

6.Defina seu tom e frequência

As pessoas não estão em mídias sociais para se envolver com você, mas com seus amigos e contatos pessoais . Eles não apreciam vendas, e não vão se divertir se você sobrecarregar seus feeds com o seu conteúdo promocional. Analise seus dados para identificar o melhor momento para compartilhar seus posts . Como parte de sua estratégia de definir o equilíbrio ideal na frequência e tom de suas atividades de mídia social , e , em seguida, adaptar esta abordagem através de tentativa e erro e medir seus resultados.

7.Envolver-se em mídias sociais

Mídia social não é apenas uma plataforma de publicação . Ela é construída em torno de engajamento e exige sua entrada contínua. Se você estivesse lá para iniciar uma conversa em um site social, você deveria estar lá para se envolver na discussão também . Engajamento é o que esses sites são. Para simplificar o processo e ser alertado quando seu conteúdo foi gostado, comentou , ou re- twittou você pode usar software de monitoramento diferente que lhe permite terminar tudo mais rápido e fácil e se concentrar em seu negócio.

8.Medir e comparar os resultados

Se você é sério sobre sua presença social , você tem que ser sério sobre suas análises também. Estes dias cada plataforma principal tem a sua própria base de análise de ferramentas que você pode usar para acompanhar o desempenho de seus posts e da autoridade de sua página de negócios. Além disso , você também deve acompanhar de perto suas análise de sites , e se a sua estratégia é bem sucedida, você certamente vai notar aumento em seu tráfego e as ligações seus sites sociais estão gerando .

9.Recicle

Para garantir a eficácia contínua de sua estratégia de mídia social, uma vez que você realizar seus objetivos você deve voltar ao início e começar de novo . Redefinir suas aspirações , construir sobre o que você aprendeu, avaliar o seu sucesso , e continuamente passar por este ciclo de modo que você pode conseguir grandes resultados com o seu negócio usando o marketing nas mídia social

O que funcionou para você em 2013? O que você está pensando em mudar em 2014 ? Eu adoraria ouvir você falar . Deixe seus comentários abaixo!

Flávio Pavanelli

Flávio é Empresário, Web-Developer, Professor e Consultor em (apaixonado por) Marketing Digital. Especializando-se a cada dia, em como a Internet e as novas tecnologias interativas vêm mudando o comportamento do consumidor e o relacionamento das empresas off-line com seus públicos-alvo on-line.