Design Responsivo ou Entrega Adaptativa: O que é melhor para o Marketing Digital?

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Design Responsivo

Houve uma diferença expressiva na curva de vendas entre PC´s e  dispositivos móveis. 2013 marcou o ano em que as vendas de PCs foram projetadas para ser menor do que o anos anteriores e a vendas de  tablet devem ultrapassar 100 milhões este ano . Enquanto o crescimento da web móvel não é uma notícia de hoje, o número de sistemas operacionais de dispositivos móveis, navegadores e tamanhos continuam a crescer, o que complica cada vez mais desenvolvedores web e profissionais de marketing e empregos na área. Neste contexto, o HTML e CSS tradicional, não foi construído para responder a diferentes tamanhos de dispositivos transformando assim em uma experiência atual do usuário em algo ruim, quando parte do site é cortado. A solução está no Design Responsivo e Entrega  Adaptativa. Estas tecnologias permitem que os Ecommerce´s e desenvolvedores possam criar experiências de usuário incríveis em qualquer dispositivo que esteja usando.

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O que é Design Responsivo?

Design Responsivo é a prática de projetar e desenvolver um site que é flexível, dependendo do ambiente e do comportamento, como plataforma, tamanho da tela, e orientação (horizontal ou vertical) do usuário. Tempo atrás, essas técnicas eram aplicadas em web design, e versões distintas do mesmo site precisariam ser criadas com base em cada dispositivo que precisaria ser suportado. Isso significava que, se você quisesse utilizar em smartphones como Blackberry, iPhone, iPad, três bases de código separados teriam que ser desenvolvidos para suportar navegação amigável nestes dispositivos dispositivos.

Layouts fluidos e scripts, hoje reformatam automaticamente uma página web com base no dispositivo do usuário. São os pilares de projetos de design responsivos. Isso é mais evidente em locais ricos de imagens e sites com várias colunas. A partir do WordPress 3.7, Shopify e demais plataformas comumente usadas, são  bons exemplo  desta adaptação usando projetos responsivos. Veja este exemplo da Mashable.com:

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O que é Entrega Adaptativa?

A Entrega Adaptável utiliza diferentes conjuntos de código HTML e CSS para exibir versões de um site com base no dispositivo do usuário, bem como a sua intenção. Você pode querer adicionar ou remover funcionalidades ou até mesmo se concentrar em particular como em funis de conversão com base no dispositivo que está sendo usado. O servidor que hospeda o site detecta o dispositivo que está sendo usado e exibe a base de código associado com o dispositivo para esse site. Isso é especialmente útil quando o seu site é uma fonte de receita direta. Por exemplo, a Lufthansa é a companhia aérea alemã que usa entrega adaptativa,  apresenta apenas as informações pertinentes aos usuários móveis para navegar para o seu site mobile. Um usuário móvel que vem para Lufthansa.com provavelmente está olhando para os status de vôo, check-in ou olhando por cima seu itinerário. Versão mobile da Lufthansa.com  centra-se nestas áreas-chave para os usuários móveis, ao contrário de design responsivo que irá mostrar a mesma versão site, e organizar o conteúdo para caber o dispositivo móvel está sendo usado.

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Qual é a abordagem certa para sua estratégia de marketing?

A resposta mais certa é ambas. Para escolher qual abordagem usar para seu marketing digital e campanhas, você precisa perguntar a si mesmo como o site pode melhorar experiência do usuários e principalmente quais são seus objetivos de negócios (espero que eles andem de mãos dadas).

Para sites pesados com ​​conteúdo sem uma grande diferença na intenção do usuário entre o desktop e os usuários móveis, design responsivo é a linha certa para seu objetivo final. Para sites de Ecommerce com foco em que a intenção de compra do usuário é muito alta, a entrega adaptativa pode ser sua melhor aposta. Estes tipos de sites deve entregar uma experiência de usuário móvel de fácil navegação e conversão , encurtando o funil de conversão e tempo de carregamento do site. Entrega  adaptativa é capaz de realizar esses objetivos.

O grande lance então é pensar sobre a intenção de seu clientes ou usuários do seu site e  como ele, seu site,  se diferenciará em um desktop e dispositivos móveis melhorando assim a experiência que permitirá sempre seus clientes voltarem!

 

Flávio Pavanelli

Flávio é Empresário, Web-Developer, Professor e Consultor em (apaixonado por) Marketing Digital. Especializando-se a cada dia, em como a Internet e as novas tecnologias interativas vêm mudando o comportamento do consumidor e o relacionamento das empresas off-line com seus públicos-alvo on-line.